domingo, 28 de março de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA VAI DE MAL A PIOR


A Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), no Iguatemi, registrou, entre sexta-feira e este sábado, um total de 25 veículos roubados e cinco furtados na Região Metropolitana de Salvador. As 30 ocorrências, verificadas no plantão da 1h da madrugada da sexta até pouco mais das 7h de sábado, superam a média de furtos e roubos de automóveis e motocicletas geralmente notificada pela polícia, que varia de 18 a 20 veículos levados por dia, conforme dados da própria delegacia.

Na Grande Salvador, 1.047 veículos já foram roubados ou furtados em janeiro e fevereiro deste ano, uma média de 500 por mês. Apesar de chamarem atenção, os números têm sido estáveis nos últimos anos, segundo a titular da DRFRV, delegada Rogéria Araújo. A policial sugere levar em conta, ao se dimensionar a subtração de carros e motos na cidade, a grande quantidade de veículos que estão em circulação nas ruas.

Conforme afirma, de 625.055 veículos licenciados em 2008 em Salvador e região metropolitana, 6.231 (1,02% do quantitativo) foram levados por bandidos. Em 2009, considerando o incremento de novos veículos, as ocorrências tiveram pequeno recuo: dos 664.745 veículos licenciados, foram roubados ou furtados 6.281, isto é, 0,86% do total. Até 2009, cerca de 4,3 milhões de veículos circulavam pela Grande Salvador, sendo que 0,81% deste quantitativo veio a ser furtado ou roubado – ressaltou a delegada.

À frente da DRFRV, única delegacia especializada na investigação dos casos de subtração de veículos na Bahia, Rogéria Araújo aponta que o trabalho da polícia em não só recuperar carros e motos levados, mas, principalmente, prender os responsáveis pelos delitos, tem colaborado para um maior controle.

Nenhum comentário: