terça-feira, 27 de abril de 2010
PREFEITO ANILTON É NOTIFICADO PELA JUSTIÇA.
PRIMEIRA CÂMARA CRIMINAL
AÇÃO PENAL Nº 0003494-09.2010.805.0000-0 - PAULO AFONSO
AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO
RÉU: ANILTON BASTOS PEREIRA - PREFEITO MUNICIPAL DE PAULO AFONSO
PROCURADORA GERAL DE JUSTIÇA: ROMULO DE ANDRADE MOREIRA
RELATOR: DESEMBARGADOR ABELARDO VIRGÍNIO DE CARVALHO
DESPACHO
Na forma do art. 4°, da Lei 8.038/90, notifique-se o réu para apresentar, no prazo de 15 (quinze) dias, defesa preliminar,
expedindo-se, para tanto, Carta de Ordem a Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de Paulo Afonso.
Oficiem-se aos setores competentes da Justiça Federal, Eleitoral e Estadual, a fim de que remetam certidões no que diz respeito à deflagração de eventuais feitos criminais contra o acusado ANILTON BASTOS PEREIRA - Prefeito Municipal de Paulo Afonso.
Publique-se. Cumpra-se.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
ESCÂNDALO NA CÂMARA EM 2001/2002: VEREADOR CHAMA ANTONIO ALEXANDRE DE CORRUPTO, LADRÃO E AFIRMA QUE O LUGAR DELE É NA CADEIA.
Surge mais um escândalo, dessa vez foi na presidência de 2001/2002 do vereador Antonio Alexandre na câmara de vereadores.
O veredor revela um suposto esquema de corrupção, na época o vereador pediu a instalação de uma CPI para que fosse possivel investigar toda a presidência de Alexandre, mas segundo ele houve uma manobra entre os vereadores para que a CPI não fosse realizada.
O vereador afirma que tinha provas de corrupção contra Antonio Alexandre, enfurecido por conta dos vereadores terem se sujeitado a abafar o caso, ele chama Antonio Alexandre de ladrão e corrupto e afirma que o lugar dele é na cadeia.
Antonio Alexandre é o tipo de politico dedo podre, por onde ele passa as coisas desandam, basta perguntar aos servidores da época quando ele foi diretor da DIREC de Paulo Afonso, a sua administração foi um desastre.
Outro desastre foi quando ele esteve a frente da empresa BAHIA FORTE, várias pessoas se queixavam do caos que foi instalado quando Antonio esteve a frente da empresa.
Agora temos dois supostos esquemas de corrupção na câmara de vereadores, na gestão 2001/2002 e 2009/2010 ambas Antonio Alexandre como Chefe da casa legislativa.
Os vereadores de oposição tem um arsenal de provas contudentes contra o vereador que anda sendo desmoralizado constantemente, recentemente ele foi derrotado nas urnas para vice do clube dos velhinhos o que prova que está indo para o caminho do descrédito.
A população pauloafonsina até que se prove o contrário clama por justiça, não se fala em outra coisa a não ser sobre a tão falada CPI que foi instalada recentemente para investigar várias denúncias que os vereadores de oposição tem em mãos.
sábado, 24 de abril de 2010
A VERDADE SEMPRE TRIUNFARÁ!
Ao povo de Paulo Afonso.
A verdade pode ficar escondida por um certo tempo, mas sempre triunfará sobre toda e qualquer tentativa de fazer a mentira vencer, pois não existe mentira consistente o suficiente para anular a verdade.
Nos últimos dias intensificaram-se os ataques ao ex-Gestor, o que não nos causa nenhuma estranheza, uma vez que essa sempre foi a prática do grupo que atualmente administra o Município de Paulo Afonso. As pessoas nos procuram questionando porque não fazemos a mesma coisa e vamos também aos meios de comunicação para rebater o que é jogado de mentira na mídia para enganar o povo de Paulo Afonso, e a resposta é sempre a mesma, não vamos por dois motivos; primeiro, não vamos descer ao nível dos que acham que fazer política é mentir, enganar, perseguir, e segundo, não precisamos atacar os adversários porque acreditamos que essa é a arma de quem não tem nada de importante para apresentar a população, e como temos relevantes serviços prestados a comunidade, preferimos usar os meios de comunicação para apresentarmos o que ainda poderemos e faremos pelo povo.
E é com essa certeza que hoje apresentaremos um recorte do Jornal Folha Sertaneja, datado de 28 de janeiro de 2005 com uma reportagem escrita pelo conceituado jornalista Antonio Galdino, atual Assessor de Comunicação da PMPA, com o Senhor Jackson Pires na época Secretário de Administração e Finanças da PMPA na gestão do Senhor Raimundo Caires Rocha e na atual gestão ex-Secretário de Saúde e atual Administrador do HMPA.
Ai está para a apreciação dos que sabem que a verdade sempre triunfará.
Com a palavra o povo de Paulo Afonso:
Assessoria Raimundo Caires
assessoriaraimundocaires@gmail.com
Descaso com o povo de Paulo Afonso
Funcionários são demitidos independente de serem bons funcionários, de serem cumpridores das obrigações que lhes cabem, apenas por terem algum parente ou aderente que tenham votado na outra legenda que concorria a eleição.
A Secretária de Saúde tem em sua mesa uma lista nominal dos funcionários e ao lado desses nomes, observação sobre quem é 25 ou 40, meu Deus, a que ponto chegou a saúde em nossa Cidade, independente de ser bom profissional ou não, se tiver qualquer vínculo, por menor que seja com alguém que não tenha votado no 25 as pessoas são demitidas sem nenhuma explicação e em seus lugares são contratados outros que muitas vezes nem experiência tem para exercer tal função, é assustador o descaso com os menos favorecidos que procuram os PSF’s ou o HMPA.
São inúmeros os casos de gestantes que perdem seus filhos porque chegam ao HMPA e não são atendidas com presteza, de pessoas que chegam com dores e sem nenhum compromisso com o juramento que fizeram os médicos e enfermeiros atendem de qualquer forma e mandam a pessoa voltar e muitos são os têm que voltar outras vezes ou procurar atendimento mais humanizado no HNAS.
Sr Prefeito foi o povo que lhe colocou ai nessa cadeira, foi o povo que acreditou que o Senhor faria algo a mais pelo menos favorecido da nossa cidade, levante, saia do seu gabinete, vá de madrugada ao SEMAS e veja o tamanho da fila que se forma lá, porque apenas 20 fichas são distribuidas e para piorar a senhora da copa, segura 05 todo dia e vende por R$ 5,00 (cinco reais) para o povo que chega e não consegue mais ficha, vá conversar com o povo quando deixam a secretaria de saúde depois de procurar marcar um exame e receber a notícia que só tem para seis meses após, procure os pais e mães de famílias que foram demitidos e que hoje passam necessidades porque algum desocupado e puxa-saco seu disse que ele não votou no senhor e os senhores não tiveram a ombridade de procurar saber se eles eram bons profissionais ou não, vá procurar as pessoas que estam morrendo lentamente porque não têm condição de comprar os remédios que necessitam com o salário minimo que ganham e qaundo procuram a prefeitura são escurraçados porque o senhor é o prefeito dos que puxam o seu saco, procure saber quantas pessoas estam esperando autorização para realizar exames que poderiam salvar suas vidas a mais de 04 (quatro) meses e quando procuram saber o porque da demora asão tratados como cachorros.
Será que o senhor é sabedor de tudo isso?
Será que o senhor tem coragem de averiguar o que aqui está denunciado?
Pode ter certeza que o seu grupo está massacrando o povo já tão sofrido e que a resposta será dada, pois hoje o povo não é mais bobo e saberá responder a altura em outubro.
Os seus maiores inimigos são as pessoas que trabalham diretamente para e com o senhor.
Tomara que essas denúncias cheguem até seus ouvidos e algo seja feito.
Que Deus tenha misericórdia de vocês!
Alba Valéria Marques Soares
quarta-feira, 21 de abril de 2010
PREFEITO ANILTON É ASSIM QUE SE TRABALHA?
O MORIBUNDO PRESIDENTE DA CÂMARA.
Aqui, na íntegra a ação contra ele que foi dada entrada na Câmara de Vereadores no dia 07/04/2010 e até hoje, o moribundo pé na cova não levou ao plenário para apresentar, sabem porque? Porque ele sabe que não sairá impune dos seus desmandos, ele sabe também que agora vai pagar por todos os desfalques que pratica na Câmara desde a sua primeira gestão à frente daquela casa.
No que depender do povo de Paulo Afonso, ele nunca mais se elegerá a nada, porque como é um parasita, não tem coragem de trabalhar, ser vereador prá ele é profissão e meter a mão no erário público é hábito.
Veja o documento clicando aqui.
Fonte: scribd.
terça-feira, 20 de abril de 2010
CARRO OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO É ROUBADO.
A violência na capital baiana alcançou até quem deveria garantir a segurança do governo. Três bandidos armados roubaram uma caminhonete da Casa Militar, na Pituba, uma das áreas consideradas mais nobres da cidade. Utilizado até pelo governador Jaques Wagner, o veículo foi roubado quando era dirigido pelo sargento PM Carlos Augusto Barbosa de Paulo, que estava na Pituba para resolver problemas particulares, sem autorização.
A picape Toyota modelo Hilux de placa JRE-3881 continua desaparecida. Segundo a versão oficial sobre o caso, o sargento saiu para lavar e abastecer a caminhonete, mas resolveu passar na casa da ex-mulher, quando acabou sendo assaltado.
O roubo ocorreu na Alameda Benevento, onde o sargento estacionava, por volta das 14h30. Três bandidos pararam um carro preto ao lado, dois deles desceram armados e anunciaram o assalto. O militar foi rendido e retirado do veículo, junto com a ex-mulher e uma filha pequena.
As vítimas foram deixadas ilesas, enquanto dois assaltantes fugiam na caminhonete, seguidos pelo comparsa, no veículo preto. O comerciante Marcelo Carmo, que possui uma loja no local, presenciou o roubo e resolveu seguir os bandidos.
Carmo acompanhou a caminhonete até perdê-la de vista na Avenida Magalhães Neto, onde os assaltantes invadiram um sinal e conseguiram escapar. Enquanto isso, o sargento avisava por celular à Central de Telecomunicações da Polícia (Centel), que deu o alerta do roubo. Viaturas realizaram buscas na região da Pituba, Parque Júlio César e Iguatemi, mas não conseguiram localizar o veículo.
CADE A SEGURANÇA DO NOSSO ESTADO GOVERNADOR.
Fonte Jornal A tarde.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Geddel recebe apoio da UGT
Do politica Livre - 14.04.2010 às 16:10
terça-feira, 13 de abril de 2010
PSF PADRE LOURENÇO - MAIS UMA DA ESTAGIÁRIA DE SECRETÁRIA
Estaremos de olho niltinho, nos aguarde!
A PIADA DA HORA-PESQUISA APONTA PRESIDENTE DA CÂMARA COMO O MAIS ATUANTE
Veja resultado:
1 - Antônio Alexandre - 11,2%
2 - Ozildo Alves - 5,7%
3 - Daniel Luis - 4,4%
4 - Marcondes Francisco - 3,6%
5 - Regivaldo Coriolano - 1,8%
6 - Celso Brito - 1,3%
Os demais - menos de 1%
AQUI CABE UMA ANÁLISE DETALHADA:
Eu realmente acredito que Antonio Alexandre seja sim o mais atuante e provo, vejam:
Quem foi que mais desviou diárias?
Quem foi que contratou um monte de empresas fantasmas?
Quem foi que contratou Roberto Cabaré(será que ele terminou o segundo grau?) para administrar a Câmara?
Quem foi que contratou Silvano Wanderley (com o dinheiro do povo) para passar o dia puxando o saco dele na net?
Quem é que tem que colocar os dois únicos neurônios que tem para ferver tentando manobras para evitar que as sessões na Câmara aconteçam?
Quem foi que firmou um contrato ilegal com Galdino?
Quem foi que contratou uma empresa de jardinagemtem por um preço exorbitante para cuidar do enorme jardim da Câmara?
Quem é que tem irmã, cunhado, cunhada, filho.....trabalhando na prefeitura, alimentando assim o nepotismo?
Quem é que mantém uma secretária particular para acompanhá-lo nas viagens de "negócio"?
Pois é gente, ele é ou não é o mais atuante?
O PT BAIANO É CASA DO SEM JEITO. SOBRAM FALASTRÕES
(Samuel Celestino)
Anilton quem será o novo(a) Secretário(a) de Saúde?
Pauloafonsina poderá nos representar no Programa Idolos da TV Record
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Governo do estado da Bahia, gestão Jaques Wagner, corrupção na Bahia Pesca
BOMBA! VEREADORES OPOSICIONISTAS DERRUBAM MANOBRA DO PRESIDENTE DA CÂMARA
Agora a pergunta que não quer calar: O QUE O PRESIDENTE DA CÂMARA DE PAULO AFONSO VAI FALAR COM O DEPUTADO MARCELO NILO (PDT), ALIADO DE JAQUES WAGNER, ADVERSÁRIO DO DEM?
Será que ele está pensando em trair o deputado mudinho?
Façam suas apostas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aliança de Borges com Geddel “melou” estratégia governista
Deu na coluna Raio Laser, da Tribuna: “Apesar de ter preferido não acusar o golpe publicamente, o governo engoliu em seco o anúncio oficial do apoio do senador César Borges (PR) ao candidato do PMDB a governador, Geddel Vieira Lima, o que assegurou ao peemedebista, na visão tanto de governistas quanto de oposicionistas, a entrada definitiva no jogo sucessório. Para governistas, o governador Jaques Wagner (PT) foi surpreendido por uma decisão do PR que pode definitivamente desarrumar toda a estratégia política que montou para se reeleger no primeiro turno, longe do efeito da sucessão nacional e das necessidades de acordos no segundo. Para oposicionistas, a dupla Borges-Geddel “melou” a estratégia governista.”
Do site: políticalivre 12.04.2010 às 09:28
E AGORA WALDIR?????????
Deu na coluna Raio Laser, da Tribuna: “Convencido de que o PT teria sido o principal responsável pelo fracasso das negociações com César Borges (PR), Jaques Wagner teria mandado ontem um recado a importantes próceres da legenda: Não lhe venham com a conversa da candidatura de Waldir Pires ao Senado.”
Do site: políticalivre 12.04.2010 às 09:38
Governador Jaques Wagner, corrupção na Bahia Pesca PARTE I
PARTE I
Processo licitatório nº 4437/2007, objeto da licitação é confecções de 250 mesas para secagem de algas. Modalidade da compra é dispensa de licitação, valor da compra R$ 197.250,00 “vencedora” COMERCIAL SANTANA NUNES LTDA, situada na Avenida Dois de Julho, 632, Santa Luz – Bahia.
Até aí tudo bem, alias tudo bem nada, veja como foi esse processo:
.
CRONOLOGIA DO PROCESSO:
14/12/2007 – Abertura do pregão para aquisição dos materiais, empresa vencedora, Agropecuária Boi Preto (Maria Salete Schramm Figueiredo – ME), valor da proposta R$ 127.500,00
19/12/2007 – A Bahia Pesca de maneira estranha, não homologa a agropecuária Boi Preto, vencedora do pregão, e sim a COMERCIAL SANTANA NUNES LTDA, pelo preço bem superior de R$ 197.250,00, ou seja, R$ 69.750,00 a mais, ou bem superior ao preço da vencedora, para fornecer os mesmos matérias, desclassificando cuja a alegação era de que o mesmo não tinha registro na JUCEB para fornecer o material.
19/12/2007 – Empenho realizado pela Bahia Pesca
26/12/2007 – Emissão da nota fiscal
09/06/2008 – O pagamento
.
Alguns pontos que o Pura Política solicita esclarecimentos da Bahia Pesca, e olha que é só uma pequena parte de tudo que aconteceu estranhamente na Bahia Pesca e que vamos relatar e detalar com documentos nas reportagens aqui no nosso site:
.
Perguntas importantes:
.
1 ) Porque a Bahia Pesca não obedeceu os tramites legais de prazo no processo?
2 ) Qual a razão da Bahia Pesca comprar esse material na Comercial Santana, que fica em Santa Luz, interior da Bahia, no valor de R$ 197.250,00 ou seja R$ 69.750,00 mais caro?
3 ) Quem recebeu os materiais, onde os mesmos se encontram, quais os documentos que comprovam que esses materiais foram entregues?
4 ) Esses materiais estão registrados no patrimônio da Bahia Pesca?
5 ) Quem atestou o recebimento desse material? Cadê o documento do recebimento pela Bahia Pesca?
6 ) A assessoria jurídica da Bahia Pesca recebeu da COPEL assinado pela secretaria Ligia Renata Souza, uma simples informação alegando a desclassificação da agropecuária Boi Preto, que a mesma estava autorizada pela JUCEB a fornecer os materiais.
7 ) Para formalização do processo de dispensa de licitação foram apresentadas duas propostas, uma da COMERCIAL SANTANA NUNES LTDA, e outra da empresa SETE com sede em Lauro de Freitas/Bahia. A proposta da COMERCIAL SANTANA para aquisição da POITAS não está assinada e a outra está com o nome da cidade de Camaçari/Bahia. Será que a SETE é uma empresa especializada na confecção desse material?
8 ) A informação do diretor técnico (José Alves Nascimento Filho) alegando a urgência na aquisição do material não está assinada pelo mesmo, porque?
Amanhã é terça-feira, dia de sessão na Câmara......Será?
Toda segunda-feira nos fazemos a mesma pergunta, qual será a próxima manobra que o Presidente da Câmara, Antonio Alexandre vai armar para que não tenha sessão e assim a CPI que investiga seus desmandos e desvios seja instaurada?
Necessário se faz que a população fique alerta, se for á Câmara Municipal de Paulo Afonso vespera e dia de sessão, cuidado! NÃO BEBA ÁGUA e NÃO TOME CAFÉ, de preferência use máscara cirúrgica, assim não corre o risco de se contaminar com algum virus que paire no ar, porque para o vírus da falta de vergonha e de carater ainda não inventaram vacina.
Semana passada houve uma onda de passar mal durante a sessão, e nós pobres mortais, filhos dessa terra maravilhosa, preocupados com os nossos edis, homens nobres e comprometidos estamos aceitando sugestões para protege-los, vamos á Câmara levar para eles uns galhinhos de arruda, água benta, sal grosso, vela de sete dia, fitinha do bomfim, figa, pé de coelho e tudo que possa cooperar para que nada atrapalhe o acontecimento da sessão, precisamos fazer a nossa parte e ajudá-los a superar essa fase difícil.
Ah, colete a prova de bala também ajuda.
domingo, 11 de abril de 2010
CÉSAR BORGES FECHA COM GEDDEL
Como diz o ditado que quem espera muito nunca alcança, o senador César Borges entrou em fadiga e neste domingo (11) abandonou definitivamente seus projetos com o PT de Jaques Wagner. Ele fechou com o PMDB de Geddel Vieira Lima, chapa da qual passará a integrar. O senador já tinha conversas em andamento com Geddel, mas esperava uma definição do governador. Ate que entendeu, segundo diz, que o PT estava apenas a ganhar tempo porque não interessava ao partido coligar-se também na proporcional, condição estabelecida por César para a aliança. Na noite deste sábado (10), Geddel e Borges avançaram nas negociações, e neste domingo pela manhã fecharam o acordo. Geddel agora está com sua chapa completa e o governador Wagner terá que procurar um nome para complementar a sua. Provavelmente poderá ser o do ex-secretario do planejamento Walter pinheiro. O PT perde, deste modo, a coligação com o PR, o que leva a crer que perderá já de imediato aliança com os republicanos na Assembléia Legislativa. Deste modo, o PR fica na exata posição de Geddel. Apoia a candidatura de Dilma para presidente, mas na Bahia fica distante dos petistas.
(Samuel Celestino
P-SOL À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O Partido Socialismo e Liberdade (P-SOL) escolheu Plínio Arruda Sampaio como pré-candidato à Presidência da República neste sábado (10), durante a 3ª Conferência Nacional, realizada na Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O candidato goiano Martiniano Cavalcante, apoiado pela presidente nacional do partido, Heloísa Helena, não compareceu ao encontro em protesto, e o ex-deputado federal Babá retirou sua candidatura em favor de Plínio Sampaio, eleito por unanimidade pelos 90 delegados presentes.
Os partidários de Martiniano organizaram um evento paralelo à conferência. Eles alegam que o processo de votação utilizado descrendenciou diretórios de alguns estados que tinham maioria a favor de Martiniano.
(Thimoteo Campos)
DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DA BAHIA - BOMBA!!!!!!!!!!
O maior esquema de corrupção do governo Jaques Wagner irá ser denunciado aqui no Pura Política, aguardem (BOMBA! BOMBA! BOMBA! BOMBA!)
Num órgão onde o desvio é de milhões de reais dos cofres do ESTADO DA BAHIA, no governo Jaques Wagner, indícios mostram irregularidades praticadas pelas empresas SANSUY S/A INDUSTRIA DE PLÁSTICOS LTDA, COMERCIAL SANTANA NUNES LTDA, AQUÁRIO E COMPANHIA, LEAR ENGENHARIA, EMPRESA FORTEBAHIA, RCI CONSTRUÇÕES, CAJAZEIRA COMERCIAL SANTANA NUNES LTDA, AQUATEC ASSISTENCIA TÉCNICA LTDA.
Recebemos mais de 221 folhas/páginas contendo DENÚNCIAS GRAVÍSSIMAS, número de processos, objetos de licitação valores de compras/serviços, cronograma dos processos de execução e entrega de materiais, Inquérito Policial em andamento contra gerente de empresa pública do Estado da Bahia, “governo de todos nós”, solicitações do órgão acionadas pelos prepostos desses órgãos, (solicitação de compras), publicações no Diário Oficial do Estado, comunicados internos do órgão do governo, proposta comercial das empresas envolvidas endereçadas ao referido órgão publico, atestados de empresas envolvidas, correspondências trocadas entre empresas e órgão do Estado, informações para processo, folha numerada do órgão do Estado com assinatura do gerente administrativo e financeiro, despachos da ASJUR , despacho do diretor técnico do órgão, despacho da ASPLAN “solicitando informar se existe a dotação orçamentária para o pleito em tela”, despachos do assessor de planejamento do órgão do estado, parecer da assessoria Jurídica, do Estado com “inexigibilidade de licitação” papel timbrado do governo do Estado da Bahia, assinado pelo assessor jurídico, homologado e autorizado pelo diretor presidente, autorizações de fornecimentos, notas de empenhos, carimbadas e autorizadas, data da liquidação, notas fiscais de materiais entregues e não entregues, notas fiscais atestadas, comunicados internos do referido órgão do Governo do Estado, (governo Jaques Wagner), CI com número e data, orçamentos, desvios e despachos. Publicaremos tudo durante a semana as mais de 221 folhas.
Aguardem! Iremos mostrar a outra face do governo Jaques Wagner, que talvez o governador não tenha conhecimento, mas nossos leitores saberão de tudo, sem censura ou qualquer tipo de proteção a quem quer que seja.
Só aqui, no Pura Política, aguardem!
(João Andrade Neto)
PROJETO MÃOS LIMPAS
Uma pesquisa realizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) mostra a falta de apoio dos deputados federais ao Projeto Ficha Limpa, que busca impedir a candidatura de políticos condenados por crimes graves. Dos 513 deputados do país, apenas 13% declararam apoio ao projeto. Somente dois dos 25 deputados pernambucanos responderam à consulta e declararam ser favoráveis ao projeto: André de Paula e Roberto Magalhães (ambos do DEM).
A consulta foi encaminhada para os 513 deputados federais do país no dia 19 de março e reenviada nos dias 22 e 29 do mesmo mês. Uma equipe do MCCE telefonou para todos os gabinetes a fim de comunicar a realização da pesquisa. Ainda assim, apenas 77 deputados responderam. Desses, 73 declararam apoio ao projeto e quatro afirmaram não ter posição definida. De acordo com o MCCE, o número de apoiadores pode chegar a 84, uma vez que 11 dos 33 deputados que subscreveram o projeto não participaram da pesquisa. Entre eles, mais dois pernambucanos: Paulo Rubem Santiago (PDT) e Fernando Ferro (PT). O resultado completo está disponível na página do MCCE.
Para ser aprovado no Congresso Nacional, o projeto de lei precisa do voto de 257 deputados e 41 senadores (maioria absoluta). A votação da proposta na Câmara dos Deputados, inicialmente prevista para 7 de abril, mas foi adiada para o início de maio.
O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (Focco-PE) vem trabalhando ao lado de diversos setores da sociedade para buscar o apoio dos deputados pernambucanos ao Projeto Ficha Limpa. Esta semana, um manifesto em favor do Projeto Ficha Limpa assinado por 30 órgãos públicos e entidades da sociedade civil foi enviado pelo grupo a todos os deputados e senadores do estado. Outras entidades que desejarem aderir à mobilização podem entrar em contato com o Focco-PE, por meio da Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região: ascom@prr5.mpf.gov.br.
O resultado completo está disponível na página do MCCE.
(Juliana Querino)
Do Site Purapolitica
sexta-feira, 9 de abril de 2010
A RESPONSABILIDADE DA IMPRENSA
O JORNALISMO, A CRÍTICA E O BOM SENSO
A liberdade de imprensa é um bem tão precioso para uma sociedade e tão necessário à democracia, que sem ela sucumbem os dois: a sociedade e a democracia. A primeira porque inevitavelmente perderia a essência da contradição, o senso crítico e o conseqüente confronto das idéias, que impulsionam as “catapultas” da ampliação dos limites. A segunda – a democracia – por razões óbvias, uma imprensa independente, com total liberdade para informar, fiscalizar e criticar, é condição básica para que todos tenham vez e voz e para que se construa uma sociedade cada vez mais participativa, plural e democrática.
Diante dessas premissas, devemos dizer que o Poder Público tem que conviver com o “olho” crítico e fiscalizatório da imprensa. Não tem como fugir dessa que é que uma exigência da sociedade. Mal ou bem a imprensa é livre e tem que ser cada vez mais livre para informar e opinar. Jornal único e imprensa controlada são coisas típicas de regimes totalitários, nos quais uma cúpula de ungidos (por quem, ou qual divindade, nunca se sabe) determina aquilo que a sociedade pode ou não pode ler ou assistir. Aos autoritários de plantão, devemos dizer que para “corrigir” a liberdade de imprensa, só mais liberdade ainda.
Uma boa parte das pessoas tem o péssimo hábito de gostar (e muito) apenas da imprensa que é a favor, daquela que só fala bem. Não é o caso. A imprensa deve sim ser encarada, na real, como uma força auxiliar, da qual deve se extrair aquilo que ressoa da sociedade, principalmente quando a ressonância vem recheada da crítica. Por outro lado, devemos também cobrar da imprensa a imparcialidade, a correção na apuração dos fatos que pretende divulgar e o senso de responsabilidade.
Deve-se manter distância da adjetivação fácil e muitas vezes corrosiva e da irresponsabilidade da crítica sem fundamento. Temos notado que cresce assustadoramente a vocação para “magistrados” e de “tribunal de justiça” de determinados jornalistas e de determinados veículos de imprensa. Eles se arvoram em julgar e condenar uma pessoa, uma entidade ou instituição, sem ao menos oferecer a possibilidade de defesa ou sem ao menos ouvir uma das partes em questão. E isso é péssimo, já que a própria imprensa cai no descrédito e na antropofagia uma vez que nega ao “condenado” aquilo que defende como prerrogativa, que é o direito ao contraditório.
Evidencia-se também na imprensa, notadamente nos últimos anos, uma certa queda pelo catastrofismo. Só interessa aos veículos aquilo que é ruim, aquilo que é denúncia, aquilo que é negativo. Dá a entender que a sociedade só quer mesmo saber de catástrofes e que os jornalistas devem sair da redação já com o intuito de buscar o que tem de negativo naquele ato que vai cobrir, naquela informação que vai apurar ou naquela entrevista que vai fazer. Todos teem que garantir a manchete com o destaque negativo do fato. Sem isso, não se vende jornal ou não se tem audiência. Afinal, só notícia ruim é que vende. Não é bem assim.
Acredito que nós jornalistas não deveríamos ter preconceito em noticiar fatos positivos e que poderíamos refletir bem mais sobre a nossa real contribuição para com a sociedade. Será que fatos positivos também não despertariam a atenção dos leitores? Não seria o caso de criarmos uma nova cultura, na qual o catastrofismo desse lugar a bom senso e na qual pudéssemos apurar os fatos sem a necessidade de imputar sempre um viés negativo, mesmo que não tenha? Lógico, isso não eliminaria a crítica, a contestação e nem a independência dos jornalistas e muito menos dos veículos de comunicação. Tudo isso são fundamentos que temos que preservar e lutar cada vez mais para que sejam sempre assegurados, muito mais pelo bem da sociedade que dos próprios jornalistas.
Nesta quarta-feira, 7 de abril, estamos comemorando o Dia do Jornalista. E nada melhor que aproveitarmos a data para o exercício da reflexão e para nos convencer cada vez mais da importância que nos hipoteca a sociedade e da responsabilidade que essa condição exige de todos os profissionais da comunicação. Vamos deixar o julgamento e a condenação de pessoas ou instituições para o Poder competente. O exercício da crítica é salutar, quando acompanhado do bom senso.
* André Curvello é jornalista de formação e atual secretário municipal de Comunicação de Salvador. Também já foi responsável por diversas campanhas políticas no estado e passou por todos os segmentos da imprensa.
André Curvello
PSF DO POVOADO JUÁ SEM AMBULÂNCIA
MULHER PARA SER ATENDIDA PELA SECRETÁRIA DE SAÚDE PRECISA FICAR SEMI NUA
A senhora CILENE MARIA DOS SANTOS- filha de Paulo Afonso que faz um relevante trabalho social com dependentes quimicos, necessitando de uma consulta com um médico dermatologista desde janeiro 2010 e de tanto ir na Secretaria de Municipal de Saúde mendigar esse atendimento perdeu a cabeça e ficou semi nua, segundo ela para ver se com uma atitude extrema alguém se sensibilizaria com o seu problema e a atendia.
Meu Deus, a que ponto chegou a saúde de Paulo Afonso, imagine se todos que precisarem de uma consulta tiverem que tirar a roupa para serem atendidos, cada dia o povo de Paulo Afonso é mais agredido e desrespeitado em seus direitos básicos e garantidos pela Carta Magna do País.
É chegada a hora do povo de Paulo Afonso tomar uma atitude em relação a essa falta de respeito do gestor GB, que de forma irresponsável está deixando o povo de Paulo Afonso a mingua.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
MARINA SE CONTRAPÕE A TRANSPOSIÇÃO DE RIO
OS TRÊS PATETAS
Os dois gordos correram de Paulo Afonso
e o magro amarelo nunca mais escreveu nada sobre
o anão de proveta e a rádio de esgoto.
Estranho, muito estranho esse silêncio.
Se alguém souber o que está acontecendo, avise.
CÂMARA DE VEREADORES DE PAULO AFONSO PRECISA DE SAL GROSSO URGENTE
Agora a pergunta que não quer calar: Porque teve que suspender a sessão? Temos na Câmara 11(onze) vereadores, com a ausência de dois, restariam 09(nove) o que daria quorum para a continuidade dos trabalhos.
Ou será que a suspensão das sessões foi para que não fosse formada a comissão da CPI contra o presidente?
Sei não, mas algo muito estranho está acontecendo...
Estaremos de olho e é bom que saibam o pau que dá em Chico, dá em Francisco.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Mais uma vez a sessão é adiada
A pedido do vereador Marcondes que unto com todos os outros vereadores, sensibilizados com os parentes de uma pessoa que veio a falecer, a seção da câmara que deveria acontecer hoje ficou para amanhã. Serão realizadas duas seções.
Para o vereador Celso Brito, líder da oposição, este é um fato que foge a vontade da população que deseja ver a apuração de todas as denuncias existentes contra o atual presidente Antônio Alexandre. Segundo ele, também já há um acordo com todos os vereadores da oposição de que nenhuma seção será mais adiada em virtude da viagem de vereadores.
Aí fica uma pergunta no ar
Será que a sessão de amanha também sera adiada mais uma vez?
A única pessoa que esta sendo beneficiada com essas mudanças e o senhor presidente Antonio Alexandre.
Eu peço aos vereadores de oposição que nao aceitem mais nenhuma mudança.
domingo, 4 de abril de 2010
Briga do PT por Waldir no Senado teria morrido na praia, diz A Tarde
Deu na coluna Tempo Presente do jornal A Tarde sob o título “Waldir fora”: “Morreu na praia a briga no PT para colocar o ex-ministro Waldir Pires na chapa do governador Jaques Wagner. Os deputados federais Zezéu Ribeiro e Luiz Alberto tiraram o time. Ficaram Geraldo Simões, Emiliano José e Joseph Bandeira. E aí o poder de fogo se esvaiu de vez: Emiliano e Joseph, que exerciam mandato na Câmara, voltaram para a suplência quando os titulares que ocupavam secretarias reassumiram. Ficou Geraldo só, isolado e ‘descacifado’”.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
quinta-feira, 1 de abril de 2010
JUGURTA FOI VOTAR NA CÂMERA DE VEREADORES
Ontem as 16 hora esta marcado na câmera de vereadores de Paulo Afonso uma eleição para a escolha do representante da ouvidoria Publica do Estado da Bahia.Mas o que foi visto ontem foi uma falta de Democracia através pelo administrador da mesma.Depois que as pessoas chegaram e entraram no plenário o senhor administrador da mesma Senhor Roberto Cabare fechou as portas do plenário e falou em tom bem alto que ninguém entrava mais.
Mais depois que o senhor administrador da casa do povo proibiu a entrada da população continuou a chegar muita gente que vinha de ônibus e de topic que a prefeitura tinha mandado trazer e quando chegou uma rapaz que e muito ligado ao prefeito o administrador deixou ele entrar para votar e o mesmo votou depois que não podia mais.
Agora para que a população saiba as pessoas que estavam dentro do plenário foram noventa por cento dos funcionários da prefeitura,inclusive o puxa saco do senhor Manoel Rozendo e o Senhor Vice Prefeito Jugurta.Ate o senhor vice prefeito foi votar no candidato da prefeitura, agora eu pergunto SERA QUE OS FUNCIONARIOS ESTAVAM COMENDO DE PERDER SEUS EMPREGOS?
E ainda devo informar a população que o candidato que foi eleito é funcionário da prefeitura, que de acordo com o estatuto da Ouvidoria Publica não pode ocorrer. Já estamos tomando as possíveis providencias para anular a eleição.